
Sistema político: Monarquia constitucional
Capital: Luxemburgo
Superfície total: 2586 km²
População: 0,5 milhões de habitantes
Moeda: euro
Línguas oficiais:francês, alemão e luxemburguês
O Grão-Ducado do Luxemburgo é um pequeno país, que faz fronteira com a Bélgica, a França e a Alemanha e cuja história é indissociável da dos países vizinhos. O seu território é essencialmente constituído por colinas onduladas e florestas.
Apesar de, ao longo da sua história, o Luxemburgo ter estado sob o domínio de muitos países e casas reais, constitui, desde o século X, uma entidade política distinta, embora nem sempre autónoma. Atualmente, o Luxemburgo é um Grão-Ducado hereditário com um sistema parlamentar unicameral.
A língua nacional, o luxemburguês (Letzeburgesch), é parecida com o alemão, que é a língua mais falada pelos luxemburgueses e mais utilizada nos meios de comunicação social. O francês é a língua utilizada para fins administrativos.
A estrutura da economia luxemburguesa assenta principalmente nos sectores bancário, dos seguros e da indústria siderúrgica. Todavia, a produção agrícola e vitivinícola também são importantes.
Muitos pratos típicos luxemburgueses são característicos de uma região florestal, como o guisado de lebre e o presunto das Ardenas. Outras especialidades típicas são pratos à base de peixes de água doce frescos como a truta e o lúcio.
No vale do rio Mosela, que se estende também pelo território da Alemanha, produzem-se vinhos brancos muito conhecidos e apreciados. À semelhança de outros países do Norte da Europa, o Luxemburgo também produz marcas de cerveja populares.

Nenhum comentário:
Postar um comentário